18/09/2006

Lenços do Namorados, nova troca e Cézanne


Fizeram-me um pedido especial para mostrar alguns Lenços dos Namorados.
São peças que fazem parte da tradição cultura de Portugal. As raparigas casadouras do Minho tinham o hábito de bordar lenços com poemas e decorá-los com passarinhos, chaves, corações e flores e ofereciam-nos aos seus amados.
Nos dias de hoje têm sido aplicados em várias peças (louças, telas…) como símbolo de Portugal.
Sempre gostei muito destes lenços preferindo-os até aos tapetes de Arraiolos, ou o galo de Barcelos com símbolos para Portugal.
Nunca bordei nenhum, esta imagen foi tirada da revista Arteideias que mostra muitos bordados tipicamente portugueses.

Não entendo porquê mas estou com problemas em pôr imagens no post, tenho mais imagen dos lenços dos namorados que vou tentar colocar mais tarde...


Já recebi a troca da Marta, um íman gigante feito por ela, uma revista, quadrilé, missangas e um postal com uma pintura de Cézanne. Marta, muito obrigado por tudo, Adorei!

“Apanhando a onda” do postal que a Marta me enviou dou uma aulinha de história de arte para quem quiser saber um pouco sobre Cézanne. Este é mais um dos seus quadros, quem quiser ver mais pode clicar aqui.
Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor francês que pintava principalmente paisagens da sua terra Natal, Provença e naturezas mortas tipicamente compostas por maçãs. Aqui podem saber mais sobre este pintor.

1 comentário:

pollykc disse...

biagada plo post dos lenços :) ainda não tinha tido oportunidade de cá vir agradecer! :)