01/09/2008

Morder maçãs...

Cá estão mais duas caixas feitas por mim para a cozinha nova da minha sogra. Uma caixa de chá e uma caixa para guardanapos. Escolhi um guardanapo com maçãs para combinarem com os cortinados que a minha sogra escolheu para a cozinha.


Cá está a caixa de chá...


...e a caixa para guardanapos!


Agora vou explicar como fiz as caixas... quem é amiga, quem é?

Juntar guardanapos
Nas caixas utilizei dois guardanapos diferentes, um com padrão e um com elementos figurativos, as maçãs. Costumo misturar guardanapos pois torna o trabalho menos habitual e também porque gosto de juntar e combinar desenhos diferentes. O truque é escolher desenhos com as mesmas cores, a partir daí é uma questão de imaginação.
Recortar ou colar o guardanapo inteiro
Para iniciantes é muito mais simples aplicar pequenos desenhos recortados de um guardanapo do que aplicar uma grande área. Outra das vantagens de recortar o guardanapo é poder aplicar só a parte pretendida, no caso destas caixas recortei as maçãs, pois o guardanapo tinha um fundo que não me agradava muito e também para as poder encaixas melhor na área pretendida.

A e B Técnica da Vela
Já expliquei uma vez mas vou voltar a explicar esta técnica muito simples e económica para quem quer dar um efeito do género craquelê mas mais rústico.
1. Depois de tratar a caixa normalmente, lixar e aplicar a base pinta-se na cor que se quer mais evidente. No exemplo que tenho pintei de laranja. Dá-se duas camadas de tinta para ficar bem homogénea e deixa-se secar bem (eu não tenho paciência para esperar e utilizo sempre o secador de cabelo)
2. Com uma vela sem cor, por ex. um coto, passa-se sobre a zona pintada como se fosse um lápis e no sentido dos veios da madeira. Quanto mais se passar a vela mais se vai ver a cor que fica por baixo.
3. Pinta-se novamente, mas desta vez com uma cor diferente, no exemplo pintei de um tom de castanho e dei novamente duas camadas para tapar bem a cor de baixo. Deixa-se secar bem.
4. Agora a parte mais divertida, com uma lixa de madeira, lixa-se bem. Na zona onde estava a cera fica-se a ver a cor que esta por baixo o que dá um efeito rústico. Depois é só envernizar!

O efeito também muda muito devido aos veios da madeira, podem ver no ex.A e B e que parecem diferentes mas foram feitos exactamente da mesma maneira.
Já fiz mais algumas caixas onde apliquei esta técnica, a caixa de chá da minha mãe, e as caixas da minha senhoria.

Fiz este paninho num estante para oferecer a uma amiga. O ponto utilizado tem vários nomes, as pessoas mais antigas (e mais sábias) chamam-lhe Ponto Jugoslavo, no Brasil chamam-lhe Vagonite e nas revistas costuma vir como Ponto Geométrico. Conhecem mais algum nome para este ponto?
É um ponto muito simples e que fica sempre perfeito (mesmo do avesso! lol no avesso nem aparece nada...) e é bom para utilizar restinhos de linhas, por ex. de crochê. Normalmente os desenhos jogam muito com o efeito de degradê e com a cor do tecido. Falando em tecido, pode-se fazer este ponto em quadrilé mas fica muito melhor num tecido especial mas muito difícil de encontrar à venda... Se alguém souber onde há avisa, ok?
Já à algum tempo mostrei outros panos que fiz com este ponto, estão aqui.

19 comentários:

Inez, como no tempo da vovó disse...

QUERIDA PARABÉNS !!!
AS CAIXAS FICARAM LINDAS!!!
QUE TALENTO VC TEM
MIL BJS
INEZ BARBOSA

Cat disse...

Olá,
Conheci o teu blog e gostei muito dos teus trabalhos.
Este conjunto das maçãs está muito giro.
Continua.
Beijinhos

Unknown disse...

Olá Cláudia,
Bom, devo dizer-te que, todos os teus últimos trabalhos, sem excepção, estão lindíssimos, mas este conjunto, sinceramente, ARRASOU!!! Os guardanapos são lindos e ficam lindamente com os cortinados e a mistura de técnicas e materiais ficou um espectáculo!!
Beijinhos,
Lia.

Catarina disse...

Olá linda! Gostei muito das caixinhas, ficaram simplesmente maravilhosas. Ficam mesmo bem com os cortib«nados. Parabéns. Também gostei muito do pano que bordaste está muito giro. Mais uma vez obrigada pela explicação que nos dás.
Beijinhos amiga,
Catarina

VanessaGuerra disse...

que fixe.. adorei as caixas e as cortinas da tua sogra.. tu tens mesmo um jeitao rapariga.. de qualquer coisinha nasce uma obra de arte.. adorei tambem o pano.. nao sei fazer.. quem me dera... e vou apontando mentalmente todas estas tuas tecnicas que sao fantasticas... parabens.. és uma querida

Maria Bettencourt Lemos disse...

Os meus parabens pelo excepcional conjunto aqui mostrado que prima por um incrivel bom gosto, esté excelente!
Um abraço,
maria Lemos

VanessaGuerra disse...

serio amiga? tens esquema de como se faz ou assim?.. agradecia-te imenso.. és mesmo uma querida.. beijinhos enormes...

as artes da xana disse...

Bem é uma lufada de ar fresco sempre que entro neste blog, sempre trabalhos bonitos, coloridos e fresquinhos
jinhos
xana

ArtTita disse...

Olá minha querida!
Os pares da troquinha das vaquinhas já foi divulgado...passa no meu blog para veres quem é a tua parceira e entrares em contacto com ela!
Bjokas

Caixinha de Surpresas disse...

Olá...estas caixas ficaram um encanto!!!!...e mto obrigada pelas explicações, vou experimentar!!!!
Bjinhos

Neny disse...

Oí passei para te desejar um ótimo final de semana, beijos.

Pontos & Artes disse...

Que coisas lindas.
Amei as caixas.
parabéns.
Bjos.

Elba Pessanha disse...

Oi, Cláudia...
Lembra de mim?
Beijos!

Gezinha® disse...

Olá, tudo bem??
Gostaria de saber troquinha Animais da Fazenda, se você enviou e recebeu para que possa anotar que foi concluida com sucesso.
Aguardo sua resposta.
Obrigada
Gezinha

Anónimo disse...

Olá!
Passei para ver as novidades e deixar um beijinho.

Unknown disse...

Aiiii,muito lindo o trabalho.Amei :-)

Anónimo disse...

Bom dia principessa eu tanbem gostei muito das caixinhas que deste á minha mãe.E ela tanbem gostou muito .Era só para te dizer que gosto muito daquilo que fazes.
beijos grandes.

CARPE DIEM disse...

A combinar melhor era impossível! Ficaram perfeitas e até parece um conjunto. Obrigada por toda a explicação de técnicas com que nos brindas! Muitos parabéns pelos teus trabalhinhos!

Serões da Inês disse...

Estão um docinho estas caixinhas. E obrigada pelas explicações, vamos aprendendo alguma coisa.
Bjs