06/10/2008

Casamento Dourado

Este sábado foi o casamento de uma grande amiga minha, Vânia e Pedro desejo-vos todas as felicidades do mundo!
Tenho andado muito ocupada com este casamento, fiz algumas coisinhas, como as jóias da noiva, o placard dos convidados, uma caixa com livrinhos para mensagens... e além disso pintei as telas para a casa nova.

Os noivos tiveram uma ideia diferente para o livro para mensagens aos noivos, decidiram que queriam três livrinhos pequeninos que depois podiam ser guardados dentro de uma caixa junto com outras recordações do casamento.

A caixa e os livros têm um papel que nos desenhos imita o veludo. Em algumas zonas foi aplicada uma massa de relevo já colorida com um efeito brilhante e no interior tem decoupage e letras feitas em pasta de papel depois pintadas de dourado. Também foram aplicados uns noivinhos pintados em madeira e uma fitinha dourada.

Estas foram as jóias que a noiva usou, uns brincos e pulseira tudo em cristais swarovki nos tons vestido... ficou linda... Com os restinhos do material da caixa anterior fiz uma caixinha pequenina para guardar as jóias.

As mesas do casamento estavam organizadas por "poetas portugueses" e à entrada tinha um placard com os nomes dos convidados e a respectiva mesa. A ideia foi fazer uma tela, que depois eles vão reutilizar para colocar recados, fotos, etc..

Fiz a tela à semelhança da caixa acima mas nela apliquei dois tipos de papeis diferentes. Preso no cordel tem molinhas que foram adornadas com corações feitos em fimo dourado.

Por fim, um pedido de última hora, uns saquinhos com os noivos pintados, para à noite ir colocando os envelopes dos convidados. Como não tenho grande experiência em pintar em tecido, desenhei os noivinhos a combinar com os aplicados na caixa e pedi a uma senhora muito simpática e com muito talento os para pintar.

Desde já muito obrigado a todos os comentários e emails que tenho recebido... fico sempre muito feliz! Recebi um email da Rita, com algumas perguntas que decidi publicar pois assim podem ajudar mais alguém:

Olá, Cláudia! (..), podes dar-me uma dica de que tipo de papel usaste e que cola usas para forrar?
O tipo de papel que usei nas caixas, livrinhos e tela foi comprado numa loja para artes decorativas e é um papel mais fino que cartolina que tem os desenhos em relevo num material semelhante a veludo, não sei se o papel tem um nome especial, mas é um papel próprio para fazer trabalhos manuais, mas não é guardanapo nem papel de decoupage.
Quanto à forma de o colar, eu experimentei dois tipos de cola, a cola de decoupage e a cola branca, tanto uma como outra são fáceis de encontrar. Pareceu-me que a cola branca foi a que resultou melhor e também é a mais acessível, o que é bom... lol

(...) Bem, mas o verdadeiro motivo porque te escrevo é o placard! (...) Mas ainda não consegui chegar a que tipo de fio ficaria bem, assim como a como ia prender o fio para não parecer remendado... Achas que me podias ajudar? Dar umas dicas de como fizeste, sugestões... (..)
Eu utilizei um cordel de um material "delicado" que se vende em lojas de artes decorativas e em retrosarias, às vezes até é usado por floristas, o melhor é dar uma volta por estas lojas e ver o que há à venda, existe tanta variedade que de certeza vais ter muito por onde escolher.
Quanto à forma de aplicar a corda na tela, eu fiz uns buraquinhos pequeninos com a ponta da tesoura, passei o cordel e dei um nó atrás... muito simples!

(...) Já agora, usaste tela mesmo (como as das pinturas), ou outro material? Essa onde compraste? é que geralmente são bastante caras....e eu estava a ver se arranjava uma alternativa.. alguma sugestão?
Eu utilizei mesmo tela, mas daquelas mais finas, porque as grossas são mais caras. Eu compro as telas nas lojas de Chineses e até agora têm sido sempre boas, iguais às das outras lojas, até porque algumas das outras lojas também são "made in china"... não sei bem ao certo, mas acho que a tela foi por volta de 6 euros e na minha opinião não é caro... quanto a alternativas não estou a ver nada que possa ser mais barato e que faça o mesmo efeito.

Já sabem... alguma dúvida é só perguntar...

28 comentários:

orquídea disse...

Teno pena que ainda ninguém tenha comentado... Só tenho uma coisa a dizer: UAUUUUUUU!!! A Vânia tem muita sorte em ter uma amiga tão habilidosa como tu porque tudo o que fizeste é simplesmente lindo! Adorei! Parabéns!

Beijocas

Unknown disse...

Olá linda,
Com o teu bom gosto e requinte, este casamento foi perfeito, pois tudo, tudo está lindo, delicado e muito apropriado e elegante para o especial evento.
Parabéns pelo teu bom gosto!!!
Beijinhos para ti e boa semana,
Lia.

Carla P. disse...

Bem...que atarefada andaste! Mas valeu a pena,ficou tudo muito giro :)

P.S. Já te mandei mail ;)
Beijinho

Cristina Farinha disse...

AMEI!
Digno de uma profissional, já sei com quem vou falar qd me casar, isto se não estiveres ocupada com o teu casamento =) Adorei a pulseira! A caixa ficou um mimo bem como a tela dos recadinhos. Beijinho*

Carla disse...

Olá Cláudia!
Estou mais uma vez sem palavras... Está tudo tãoooooooooooooo mas tãoooooooooooooo lindo. Tenho pena de já ter casado senão contratava-te.
Os trabalhos estão maravilhosos como sempre.
Beijinhos grandes
Carla

Susana disse...

Cláudia, de facto tens umas mãos de ouro, está tudo lindo lindo lindo... Parabéns aos noivos e à amiga dos noivos, por tanto talento.
Susana

Viver por Amor disse...

!!E parabéns!!1
Trabalhos lindos como sempre!
Adoro estas caixas. lindas, sem palavras!!!
São de um «terrivel» bom gosto!!ADORO!

***=)

Ticha disse...

Olá!
Lindissimos trabalhos!!!
Parabéns!!!! Palmas!! :)
bjs***

Anónimo disse...

Aficionada como sou com as 'artes manuais' o seu blog está há mto nos meus favoritos.
Até hoje não comentei por pura preguiça mas a Cláudia é de facto uma das mais talentosas que 'povoam' pela net. É tudo tão mimoso e com um gosto tão apurado que é impossível não admirar o seu talento. Acho incompreensível como é tão pouco comentada,imagino que seja tudo preguiçoso como eu, ou este 'mundo' de blogues do género, da qual eu sou só espectadora é assim um pouco estranho...
Acresce de que além do muito talento, a Cláudia não o guarda para si e dividi-o num acto de generosidade, com algumas dicas que vai dando. Eu, que só executo algumas coisinhas para consumo interno, aprendendo com algumas revistas da especialidade venho aqui tirar muita inspiração e alguns ensinamentos. Obrigada. E...Parabéns, muitos!
O talento nasce, não se aprende, mas a partilha é uma forma única e dignificante de estar na vida.
Um beijo para si!
Fernanda Garcia

Anónimo disse...

olá,claudia!espero k esteja td bem ctg...venho perguntar-te se estas interessada ou nao em fazermos as trokinhas para k fomos seleccionadas,na altura do sorteio,contactei-te 2x sem sucesso.aguardo resp tua.bgda
jinhuxxxxxxxxxxx

Anónimo disse...

Ola amiga!!
Deixa me dizer te k todos estes trabalhinhos k fizeste estão maravilhosos!
Tão requintados!Adorei mesmo!
Mais uma vez Parabens pela tua criatividade e perfeição :)
Beijokitas*****

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

OLá Cláudia!!!
Parabéns pelos trabalhos. Estão bem giros!
Não te esqueças de me mandar a tua morada para que te possa mandar a troquinha.
Beijinho.

Anónimo disse...

Até fico sem palavras....nem sei o que dizer a tanta perfeição junta!!! De ti já estou á espera de tudo! Um conjunto espectacular que fizeste e que tenho a certeza que vai te abrir outros caminhos para futuros casamentos =)
Estas de parbens**
Sara
Jardim Encantado

Destinos Coloridos disse...

Olá Cláudia

Os trabalhos estão simplesmente lindos.

Muitos parabéns pelo talento...

Bjinhos

Mónica

Unknown disse...

Olá parceira de troca!!!
pois é, quis a sorte que ficássemos as duas juntas, o que se adivinha uma troca muito VAIDOSA!!!
Beijinhos,
Lia.

Dulce disse...

Olá,
Não conhecia o teu blog, e cheguei cá através da Lia(cor de mel). A ideia foi muito original e os trabalhos ficaram lindos. Gostei de tudo. Parabéns pelo trabalho.
Beijinhos
Dulce

as artes da xana disse...

Sem duvida que este casamento foi lindo, lindo nem que seja pela originalidade dos trabalhos aqui apresentados, muitos parabens, só tenho pena de não ver, o que é compreensivel claro a noiva com as joias, de qualquer maneira beijos para ti e as maiores felicidades,apesar de não conhecer aons noivos
jinhos
xana

"Setra e Tal" disse...

Ola!
Td bem?
tudo lindo...
Tenho um miminho para ti no meu blog...

jokitas
Rita
Setra e Tal

Lúcia disse...

"oi...
Tou um pouco preocupa,é que não sei se enviaste a troca, ou o porquê de ainda não ter chegado.
Pois como tinhamos conbinado enviar na mesma altura, espero que esteja tudo bem.
Vai dando noticias!!

Beijinhos"

Foi esta msg que tinha mandado. E tb enviei para o teu mail uma msg, não me respondeste a nenhuma...
Gostava de saber como está a troquinha que tens de me enviar , ainda não recebi nada, nunca mais disseste nada , tou preocupada, se já enviaste eu não recebi...

Diz alguma coisa, beijinhos!!!

Jenny's World disse...

“Deus não promete te livrar do sofrimento, mas promete que passará por ele contigo.”
“ Quando Deus abriu a janela do céu e me viu, perguntou...
Qual e o teu desejo para hoje?
Eu respondi...
Senhor, por favor, cuida bem da pessoa que esta lendo esta mensagem, pois é minha amiga.”

Faniquito disse...

Olá Claudia !
Qto bom gosto, requinte e originalidade.É de admirar a beleza de seus trabalhos.. fiquei impressionada.
Volta e meia aparecerei pois quem é que não gosta de ver coisas belas, não é mesmo!!! :)
Bom final de semana
Beijinhos
Ana

Por Artes Magicas disse...

Olá amiga olha acho que o melhor é mesmo dedicares-te só ás coisas para casmentos pois estão simplesmente fabulásticas (não é que os teus outros trabalhos não estejam bem pois estão todos lindos )mas estas coisas para o casamento dos teus amigos estão fantásticos acho que o casamento vai ficar bem mais alegre com tudas estas obras de arte.Beijocas Ana Coelho

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Bom dia.Simplesmente maravilhoso os seus trabalhos.Abraços Richard.

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Bom dia.Simplesmente maravilhoso os seus trabalhos.Abraços Richard.

VanessaGuerra disse...

olá minha linda... dois ou 3 das fora e eis que volto de boca aberta... quando casar vou pedir-te ajuda.. gostei tanto de tudo amiga.. tudo mesmo... adorei a caixa dos livros que ideia mais linda... as joias perfeitas, e o placar nem te conto... parabens.. vao chover encomendas.. passa no meu blog e vota no meu trabalhinho que tenho no clube mãos de fada se puderes... beijocas enormes e uma excelente semaninha

Anónimo disse...

Ficou tão lindo!Parabéns!Adorei a ideia da caixa com os livrinhos!
Beijinhos!

Janine disse...

Oi linda!
Cá recebi a tua troquinha, gostei de tudo, obrigada!
Parabens pelas coisinhas do casamento, ficou tudo maravilhoso! E gostei da ideia de publicares as duvidas k vao surgindo...
Beijinhos e ate breve

Anónimo disse...

preciso saber como vc faz esse livro de recordações e a qunto vende estou muito interessada....entre em ctt e mail anaceliavieira@gmail.com