25/11/2008

Em tons quentes...

Fiz esta caixa de guardanapos para oferecer de prenda de aniversário para a minha avó. Ela gosta muito de girassois e de efeitos mais envelhecidos e clássicos, por isso acho que esta caixa se adequa mesmo a ela. Parece que ela gostou muito e agora já não há zangas por não haver guardanapos na mesa, pois a caixa está lá sempre.
Nela apliquei decoupage com guardanapo e por cima fiz o efeito craquelê. Rematei pintando o rebordo com dourado.


Estas duas caixas foram uma encomenda da minha querida afilhada Susana do blog Entre Linhas. Pediu-me uma caixa em tons de amarelo e laranja e com motivos africanos e outra para uma menina chamada Tita em que a decoração ficou à minha escolha.
Na caixa "África" apliquei craquelê na tampa sobre o guardanapo e sobre a zona pintada. Na base pintei em degradê com dois tons de laranja e na zona de palhinha pintei de dourado e por fim fiz algumas pintas com o "Pinta-bolas".
A caixa "Tita" é mais simples, o guardanapo foi recortado e aplicado sobre um fundo branco, e para não dar uma ideia de muito "vazio" fiz pintinhas com o "pinta-bolas" em várias zonas da caixa. Por fim apliquei as letras do nome da menina feitas em massa de modelar e depois pitadas com tintas acrílicas.


Hoje vou explicar com faço o Efeito Craquelê, o objectivo é dar um ar antigo, rachado à peça. Fica muito bem e é mais usado em peças mais clássicas, mas também já vi em peças mais modernas e gostei do resultado. Este efeito de craquelê é o dois passo, e que racha sobre uma zona pintada ou com decoupage, mas que depois tem que se aplicar uma tinta nas rachas para sobressair o efeito.
Este efeito é dá um ar brilhante e envernizado à caixa muito bonito.

Como se faz o efeito Craquelê em caixas de madeira?
1.
Trata-se a caixa como de costume, pinta-se e aplica-se guardanapo se desejado.
2. Aplica-se o Verniz base de craquelê (também chamado de 1º passo) por toda a zona em que se quer o efeito, ter especial cuidado para ver se fica nos cantinhos e rebordos.
3. Deixar secar durante 40 minutos, ou durante o tempo que vier indicado na embalagem.
4. Aplicar o Craquelador (também chamado 2ºpasso) e deixar secar bem, uma horita ou duas.
5. Depois de bem seca a caixa já tem o efeito de rachado mas é preciso fazê-lo sobressair. Com uma tinta própria à base de óleo aplicar com um pano de forma a preencher bem as rachas e limpar o excesso.
6. Por fim é só envernizar.


Quanto menos quantidade de produto se colocar mais fino fica o craquelê, mais quantidade dão rachas maiores.

Existem outros tipos de craquelê que vou experimentar entretanto e depois explicarei.

Agora a respostas a duas perguntas que duas meninas me deixaram.

A Sandra, do blog Prendinhas da Sandra perguntou:
"Olá, Em primeiro lugar, gostaria de te dar os parabéns, pois fazes trabalhos lindíssimos. Depois, agradecer pelas tuas simpáticas explicações postadas. (...) estou, neste momento, a realizar uma tela onde gostaria de colocar uma fita de cetim à volta do rebordo. Já experimentei cola de guardanapo, super cola 3, cola de pano e fica sempre manchado. Ora, tu tens uma tela de Páscoa onde aplicas fitas de cetim. Posso perguntar como as colaste?(...)

Resposta:Também já passei por essa tua dificuldade, há duas opções, ou colas com cola branca (aquela que também chamam de cola de madeira) e fica a fita mais escura mas podes ter certeza que fica bom colada, não sai mais nem se suja. Depois de colada aplica nova camada de cola por cima para ficar mesmo impermeável, bem colada e sem manchas. Quando colocares a cola fica tudo branco mas depois de seco fica com a cor correcta.
Também utilizou outra técnica, que é colar à tela com fita cola de dupla face. Fica muito bonito, não muda de cor nem nada, mas tem o inconveniente que com o tempo vai ganhando pó e depois é mais complicado de limpar...

E a Joanita perguntou:
"olá esta caixa está o máximo...posso-te perguntar como consegues tapar os fechos da caixa para não os pintares? (...)"

Resposta: Resposta mais simples não há, para não os sujar retiro-os e só os volto a aplicar no fim da caixa pronta. Existem caixas em que as ferragens não saem mas quase nunca compro caixas dessas por esta questão.
A Cris deixou um comentário com uma dica importante sobre este assunto:
(...) já há um produto que se aplica em cima das ferragens, podes pintar a caixa à vontade e no fim e só passar o dedo e sai tudo, não podes e deixar secar muito tempo no fim de pintar a caixa, deixas uns minutos e passas o dedo nas ferragens e sai tudo parece uma película a sair e não se nota nada desde que seja aplicada com muito cuidado. É um frasco de 60 ml da Acrilex, chama-se Máscara Líquida para artesanato à base de Latex, para isolar a área que não se quer pintar, aplica-se com pincel e dá para aplicar nos mais diversos materiais (...)


Por fim mostro esta troquinha, com o tema Inverno que a Paula do blog Ana Paula Biju me enviou. Mandou-me uma tela muito fofa, um colar lindo e vários materiais que me vão dar um jeitão. Obrigada amiga, adorei!

23 comentários:

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Claudia,
A tua Avó e eu temos gostos parecidos...tb adoro girassóis e esta caixa particularmente!
Absolutamente lindissima!
As restantes também invulgarmente bonitas, parabens!
Um beijinho para ti,
Maria Lemos

Viver por Amor disse...

Adoro as caixinhas, a do tema africa está perfect!:D

***=)

Obrigada pela visita!

Cila disse...

Ena ena, tantas novidades lindas...e com direito a passo-a-passo e esclarecimentos muito úteis.

Beijocas

Cor de Mel disse...

Olá Cláudia,
A caixa da tua avó está maravilhosa e as outras duas, um espectáculo.
Os miminhos que recebeste são lindos e és uma querida em dar explicações e em responder às questões que te colocam. Uma bonita atitude!!
Beijinhos,
Lia.

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?
k bom,tas com imensas novidades...
as caixas estao todas um verdadeiro encanto...
adorei tudo, parabens...
as meninas k vao receber essas peças, vao adorar de certeza...
a trokinha k fizeste com a Ana Paula tb esta mt gira...
fika bem,jinhos***

Joana disse...

Mais uma vez, disposta a partilhar com os outros os teus ensinamentos!!!
Tudo está muito bonito!!!
Um beijinho

Filipa disse...

Olá! Parabéns pelos trabalhos maravilhosos que tens feito. Um beijinho e boa semana.

Vanessa Guerra disse...

olá minha linda.. tanta coisinha linda.. adorei as caixinhas, estao um mimo.. e é claro que a tua vóvó adorou a guardanapeira.. está maravilhosa..beijocas enormes minha querida

Catarina disse...

Olá linda! A caixa dos guardanapos para a tua avó e a de Africa estão lindas. Obrigada por mais uma explicação de uma técnica, vou ter que experimentar.
Beijinhos, Catarina Martinho

Káká disse...

a prenda da tua avó ta lindaaa
adoreiii
bjokass

Cris disse...

ola miga bom estas novidades tao super mega linda com certeza adoro os girasois sao lindos lindos e a caixa pa avó um maximo,,li uma das perguntas k te fixzeram em relaçao aos fechos das caixas ja ha um produto k se aplica em cima das ferragens podes pintar a caixa a vontade e no fim e so paxar o dedo e sai td, n podes e deixar secar mt tempo no fim de pintar a caixa deixas uns minutos e paxas o dedo nas ferragens sai tudo parece uma pelicula a sair e n se nota nada desde k seja aplicada com muito cuidado,e um frasco de 60ml da acrilex, xama-se mascara luiquida para artesanato(a base de latex, para isolar a area k n se ker pintar, aplica-se com pincel da pa aplicar nos mais diversos materiais).

jinhos e boa semana

Mafalda disse...

Olá Claudia :)

Passei no teu blog e gostei muito! Tens trabalhos muito bonitos!!
Passa no meu blog e deixa a tua marquinha!

Inscrições abertas para a troquinha.

Beijinho
Mafalda

Carla disse...

Viva Claudia, obrigadão pelo super comentário no meu blog. Claro que vim logo "cuscar" seus trabalhos e dei de cara logo com uma caixinha africana lindissima. Um bj vou dar uma volta por aqui....

APO (Bem-Trapilho) disse...

bonitos trabalhos!!!

Janine disse...

Olá Claudia
era so pra confirmar se ja recebeste a mnh troquinha... E se gostaste...
Beijos

Claudia disse...

Ficaram lindos e alegres estes girassóis, Cláudia! Tua avó deve ter amado um presente tão bonito e útil! E que ótimas as tuas "aulas"!
Beijinhos

Rita disse...

Olá, Cláudia! Mais uma vez parabéns! Sempre que passo aqui pelo blog ainda me consigo impressionar com as tuas peças! Fantásticas, mesmo!
Agora a perguntinha da praxe... queria fazer uma tela com guardanapo inteiro...e estou com um bocadinho de medo que me fique todo enrugado (o guardanapo que tenho para isso é filho único....por isso precisava que funcionasse à primeira), uma vez qeu imagino que seja bastante mais complicado que colar motivos pequenos (isso já consigo sem ficarem muito mal)... Usas assim alguma técnica especial, ou tens alguma dica? Outra coisa, a tela que comprei não é quadrada, e como tal fica uma margem dos lados do guardanapo, que pensei eventualmente preencher com aquela massa de relevo que já vi que usas.. é muito complicado? Onde é que se compra/como se faz? depois pode pintar-se, com tintas acrílicas por exemplo? é que queria tons de castanho...

Obrigada e parabéns,
Rita

Janine disse...

Olá Claudia
olha nao me chegaste a dizer nada, mas queria confirmar contigo se ja recebeste a encomenda. É k na 2ªfeira enviei 3 trocas, uma delas chegou a marinhais logo na 3ªfeira, a tua nao sei se chegou, e havia uma outra k ate era ca pra marinha grande, mas k ontem aindda nao tinha chegado. Deixei agr um comentario pra saber se chegou hoje, mas se nao tiver chegado e nem a tua, começo a ficar preocupada...
Diz alguma coisa assim k puderes ok?
Beijinhos

Cor de Mel disse...

Olá Cláudia,
Já recebeste aquilo???
Beijinhos,
Lia.

Paty'S disse...

Oi..
Vem colaborar na Campanha 'Ajuda a ajudar' as Meninas do Lar de Santa Isabel em Leiria!!

Conto contigo...
www.patys-solidaria.blogspot.com
paty_mateus@hotmail.com

Beijoca'S
Paty'S

Vanessa Guerra disse...

beijocas enormes minha querida e um excelente fim-de-semana...

_PipinhArt_ disse...

olá!! estou de volta e com novos kit's e desafios!! dá uma espreitadela no blog... bjtos grands

Gezinha® disse...

Olá, tudo bem???
Estou passando para lhe avisar que o prazo para envio da troquinha Mar vai até o dia 06/12.
Gostaria de saber se já foi enviada, se está tudo acertada com a sua parceira, se puder deixe comentário neste endereço com o seu nº na troca seu nome e endereço do seu blog.
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=9144210308839914300&postID=7772815738133918505&pli=1

Fico aguardando
Abraços
Gezinha
http://cantinhodetrocas.blogspot.com/